Maestro

maestro2.jpeg

Maestro Nuno Madureira

Nasceu a 27 de Outubro de 1980, natural de Tarouquela - Cinfães do Douro. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Banda Filarmónica de Tarouquela. Aos 11 anos ingressou na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde estudou clarinete com os professores Agostinho Vieira e Luís Carvalho.

Em 1993 obteve o 1º prémio no Concurso de Jovens Músicos de Castelo de Paiva. Frequentou cursos com vários professores, destacando-se entre eles: António Saiote, Luís Gomes, Nuno Silva, Rui Martins, Carlos Alves, Manuel Jerónimo, Luís Carvalho, José Fuster.

Participou no 1º estágio da Orquestra de Sopros dos Templários, sendo a partir daí músico convidado até 2001.

Foi membro da orquestra de clarinetes Invicta, dirigida pelo maestro António Saiote.

Em 1999 ingressou no curso de música da Escola das Artes da Universidade Católica, onde frequentou e concluiu a licenciatura em pedagogia do Clarinete, estudando com os professores António Saiote e Carlos Alves.

Durante este período foi-lhe atribuído uma bolsa de mérito pela Universidade Católica.

Participou no Congresso de Clarinetes do Porto em 2001, apresentando-se em trio.

Atualmente é Solista A na Orquestra do Norte, lugar que ocupe desde Setembro 2004, apresentando-se diversas vezes como solista, e professor no Centro Cultural de Amarante.

No âmbito da direção, participou num curso de direção de orquestra orientado pelo maestro Cesário Costa e teve aulas de direção coral com o maestro Eugénio Amorim.

Foi maestro da banda de Freixo de Espada à Cinta (2004-2006).

Atualmente é maestro do ensemble de clarinetes e da orquestra energia do Centro Cultural de Amarante.